sexta-feira, 17 de março de 2017

CNH PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Conseguir tirar a carteira de habilitação especial é um sonho de muitos deficientes físicos, então iremos destacar aqui os detalhes para ter sua CNH em mãos.
Infelizmente ainda é muito difícil para os deficientes conseguir tirar a carteira de motorista, por vários motivos, como a falta de médicos em alguns lugares, falta de auto escolas com veículos adaptados para realização das aulas e uma série de outros fatores, mas ser persistente é uma característica muito importante que você precisa ter se quiser ter a possibilidade de dirigir seu próprio veículo.

Quem tem direito a habilitação especial?

A primeira coisa a fazer é entender quem tem direito a CNH especial, a lista de pessoas que podem se encaixar a essa categoria é muito grande, então não são apenas os deficiente físicos que tem direito ao documento de direção para veículos adaptados. Portanto quem sofre de artrite reumatoide, Esclerose Múltipla, Mastectomia, Quadrantectomia, Paraplegia e Tetraplegia tem direito a habilitação especial.
Confira uma lista de deficiências que podem tirar a carteira de motorista:

  • Amputações
  • Nanismo
  • Poliomelite
  • Dort
  • Paralisia
  • Coluna
  • Tendinite Crônica
  • Manguito Rotador
  • Artrodese
  • Renal Crônica
  • Parkinson
  • Linfomas
  • Escoliose
  • Falta de força
  • Formigamento

Enfim, são várias deficiências que podem se encaixar a esse formato de habilitação, então se você tem um desses problemas ou outro que não tenha sido listado aqui, mas que acredite impossibilita-lo de dirigir um veículo sem adaptação, poderá procurar o Detran para solicitar a inscrição na habilitação especial. 

Nós somos um CFC de Rio Claro, interior de SP, e estamos credenciados pelo Detran/SP para atender pessoas portadoras de necessidades especiais que querem tirar sua primeira CNH ou alterar a CNH atual para CNH Especial, atendemos as seguintes cidades:

Araras, Aguaí, Brotas, Caconde, Casa Branca, Cordeirópolis, Espírito Santo do Pinhal, Itapira, Itirapina, Leme, Mococa, Mogi Guaçú, Mogi Mirim, Pirassununga, Rio Claro, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Tambaú, Tapiratiba, Torrinha, Vargem Grande do Sul. 



16 comentários:

  1. Olá tudo bem meu nome é Bruno e tenho uma amputação pretendo tirar carteira você acha que teria necessidade de carteira especiais no meu caso consigo dirigir facilmente porém nada de adaptação eu tive a amputação de mão direita teria necessidade de passar por exames e tudo mais pois terei que viajar muito pra tirar carteira

    ResponderExcluir
  2. Bruno, tudo bem?
    Quem determina se vc precisa de CNH Especial é o médico do detran, baseado no atestado medico com o número do CID que vc vai apresentar. Se não precisa de adaptações no carro, ele será somente automático, direção hidráulica e com isso vc terá direito às isenções: não paga IPI e ICMS na compra de um veículo 0 km e nunca mais pagará o IPVA.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde meu nome é Luis, minha esposa tem 1,34 de altura o que ela precisa fazer para conseguir as isenções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Luis, o Nanismo está na lista de isenções, porem o médico da sua esposa deve atestar, emitindo um laudo com o código CID.
      Se ela já tem CNH o processo é de renovação, se não tem ela vai tirar habilitação especial. Existem outros detalhes, mas preciso de mais informações para completar, entre em contato pelo nosso whats: 19-98204.8374

      Excluir
  4. Olá meu nome é Sandra, e há 10anos sofri um acidente de moto com meu marido e fiquei deficiente do membro superior direito agora pretendo tirar minha primeira habitação.Que adaptações tem que ser feitas no carro pra que eu consiga tirar minha habilitação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra! Amputação está na lista de isenções, mas quem determina as adaptações é o médico do detran, baseado no atestado com indicação do CID, que você apresentar, quando der entrada no seu pre-cadastro.

      Excluir
  5. Boa noite, meu pai teve síndrome de guillan barret há 7 anos, ficou tetraplégico e agora está com sequelas, movimento dos membros comprometidos, não tem força nos 4 membros, foi aposentado por invalidez. Ele se enquadra para tirar a CNH especial? Gostaria de saber como proceder e qual valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pelas informações, sim ele se enquadra. Porem quem autoriza é o médico do detran, através do atestado médico com o CID que você apresentar. O processo é de NÃO CONDUTOR. Ou seja, ele terá o direito, porem terá que indicar outra pessoa para dirigir por ele. Procure uma autoescola que ofereça o serviço de CNH Especial para mais informações.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Qual o preço da cnh para deficiente

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Estamos em Rio Claro, SP - Rua 14, 1946 e nosso Whaths 19-98204.8374

      Excluir
  9. Bom dia meu pai tem problema de coluna tem atestado médico e porta aquele bilhete se deficiência para estacionar renovado oq tenho q fazer prá renovar a carta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O processo é de RENOVAÇÃO DE CNH mudando de normal para ESPECIAL. Precisa apresentar atestado médico dele com o cógido CID da doença para o medico do detran. Depois procure uma autoescola credenciada em PCD.
      Estamos em Rio Claro, SP

      Excluir
  10. Ola
    Tenho tenho uma maformasao congenital quero tirar cng vi que voices agente espirito Santo do pinhal Quanta atlas sao

    ResponderExcluir
  11. Quero saber quanto custa a troca de CNH, preciso trocar a minha para PCD

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!