quarta-feira, 25 de julho de 2012

DIA DO MOTORISTA COMEMORADO COM PROTESTO EM RIO CLARO


AUTO ESCOLAS PROTESTAM CONTRA OBRIGATORIEDADE DAS AULAS NOTURNAS


Na manhã de hoje, quarta-feira (25), aproximadamente, 150 veículos de auto escolas sairão em carreata pelas ruas centrais de Rio Claro em protesto pela implantação da lei 12.217/2010, de autoria de Celso Russomano, que impõe a necessidade de 20% da carga horária, ou quatro horas aula, para que a habilitação seja efetuada em período noturno, que deixou insatisfeitos os profissionais da área e os candidatos à obtenção da CNH.

Jamais foi feita uma pesquisa entre a população ou mesmo entre os instrutores de auto escolas para se saber qual as necessidades do setor. A alegação para a implantação da tal lei é que a grande maioria dos acidentes automobilísticos acontece no período noturno. De acordo com os instrutores, a lei foi imposta  aos brasileiros, sem que houvesse qualquer pesquisa popular ou mesmo junto aos profissionais da área de trânsito. 

São várias as reclamações dos instrutores e, também, a de alunos sobre a necessidade de aulas noturnas. Além do acréscimo no custo das aulas, já que o horário noturno envolve acréscimo nos encargos trabalhistas, há, também, a preocupação com a segurança tanto de instrutores quanto a dos alunos. Já foram registrados assaltos no momento em que o instrutor abre a auto escola para registrar o início ou o fim da aula e até roubo de motos durante as aulas noturnas. Em Piracicaba, aluna e instrutor foram assaltados enquanto faziam a aula noturna obrigatória. 

Aqui em Rio Claro não existe infra-instrutura adequada, não tem banheiros disponíveis no local de aula, nenhum tipo de segurança e o local é habitado por usuário de drogas e moradores de rua, durante a noite.

Com várias situações constrangedoras ocorridas com profissionais e alunos da área, o Sindicato dos Trabalhadores em Auto escola de Campinas e Região, os alunos, pais e instrutores, pedem a revogação da lei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós!